sábado, 28 de agosto de 2010

KARAOKE - John Lennon - Imagine - instrumental



Projeto Convivência 2010
7ª A - Professora responsável Marinês
Para os alunos ensaiarem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lição de casa: um dever para todo dia

A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e professores

08/04/2010 18:36

Texto
Marina Azaredo

Foto: Claudia Marianno
Foto: A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola

Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa – também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

Saiba mais em Lição de casa - Educar para Crescer
Educar

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meus queridinhos da 7ª A e as brincadeiras infantis

Queria agradecer a confiança de seus pais em autorizar a divulgação das fotos de vocês no blog da escola. Como ainda não consegui montar a filmagem profissional feita pelo Rapha, deixo, por enquanto, esta foto linda, com a carinha dos que participaram das brincadeiras infantis. 


Sei como é difícil para um adolescente parecer com uma criança, quando tudo o que ele quer é deixar a infância para trás, como uma recordação boa, mas já tendo em mente um futuro que se abre adiante.


Parabéns!!!


Letra e Cia de volta...



O projeto de publicação dos textos dos alunos da E.E. Leonice de Aquino Oliveira através do blog Letra e Cia foi retomado neste ano, depois de ficar um tempinho parado. O nome do projeto é Blogando em Português. Quem não conhece o projeto pode conhecer um pouco mais, clicando AQUI. Mas o mais interessante e um pouco triste também, é que os alunos que inauguraram o projeto vão concluir o Ensino Médio neste ano. A parte boa é que esses mesmos alunos voltaram a publicar seus textos, agora mais maduros, mais distantes do universo dos contos e mais próximos dos artigos de opinião.


Faça uma visita ao Letra e Cia e deixe seu recadinho.

Letra e Cia

AÇÃO CÍVICA 26 DE AGOSTO











Nossa escola promove a ação cívica uma vez por semana, onde desenvolvemos trabalhos sobre datas comemorativas e cantamos o hino nacional e de Embu Guaçu.
Esta semana estamos comemorando o dia da Igualdade da Mulher, contamos com a participação do aluno Vinicius do 3º ano A, com orientação da profª Karina e convidadas Pérola e Jennifer que nos presentearam com uma canção maravilhosa " Garotos " Lenine.





quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE 2010


















CONCLUSÃO DO PROJETO
No dia 20 de agosto deste ano os alunos da nossa escola apresentaram através de várias manifestações artísticas, o resultado de pesquisas realizadas em sala de aula sobre o folclore.
Tivemos apresentações de danças, desfile de trajes típicos , leituras de literatura folclórica e exposição de artesanatos.
Agradecemos a presença dos pais e responsáveis neste projeto, e aos alunos e professores que se empenharam concluindo assim esta manifestação artística maravilhosa!!!
Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos na realização deste grande projeto!!
A EQUIPE DA ESCOLA LEONICE AGRADECE!!!













domingo, 15 de agosto de 2010

Folclore

Dia 20 de agosto. Festa do Folclore na E.E. Leonice de Aquino Oliveira.



Alunos da 7ª série podem visitar o site Faltei Hoje para treinar as cantigas.
Abraço
Profª Deborah

sábado, 14 de agosto de 2010

Folclore: Mapa do Brincar


O Mapa do Brincar é um site muito interessante, pois divulga brincadeiras de todas as regiões do país, incluindo imagens e vídeos. Vale a pena conferir e brincar.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A internet na educação

A tecnologia atualmente vem dominando os espaços na sociedade, desde interação, economia, até a educação. Porem não vem sendo aproveitada da maneira como se deveria, pois ainda não se fomentou uma cultura voltada à educação via web, tampouco, o hábito de se adquirir conhecimento e cultura via WEB.
A atual sociedade, é conhecida por especialistas como geração Y (nascidos entre 1977 e 1980) e geração X (nascidos anteriormente a 1977), traz duas vertentes de cultura, a Geração Y é mais aberta ao aprendizado em novas tecnologias, uma vez que vivenciou uma forte e rápida mudança em conceitos tecnológicos, como do rádio à pilha ao MP3, da TV preto e branco, da casa do vizinho a uma TV de Plasma, da máquina de escrever ao notebook e impressoras. Essas características apontam uma grande flexibilidade no aprendizado e recursos. Enquanto a Geração X é mais resistente, pois tem uma dificuldade maior quanto aos paradigmas educacionais, pendendo muito ao tradicional, não aderindo a novas tecnologias. Enfim sair do comodismo, é essencial em tempos de mudança.
A educação deve ser uma das primeiras etapas da vida a fazer uso desses recursos, pois é na escola, que o aluno atualmente tem acesso à janela do mundo, conhecendo pessoas diferentes, novas culturas, valores, entre tantos outros assuntos, que se tornam um convite a viver em uma sociedade que muitas vezes não faz parte da sua realidade. Pela Lei até 20% do conteúdo, pode vir a ser ministrado via WEB, mas como implantar tal ferramenta se o motor que estimulará e convidará o aluno a utilizar e valorizar esse mecanismo não acredita nesse modelo de aprendizado, uma vez que as habilidades e competências ainda serão mantidas, e muito mais valorizadas. O aluno verá na internet, um meio diferenciado para aprendizagem e conhecer um mundo que ainda, muitas vezes, não é seu.
É importante ressaltar que estamos em constante mudança tecnológica, e muito rápida, a evolução vem ocorrendo em escala potencial, ou seja, cada vez mais rápido, temos uma nova tecnologia disponível. E como educadores, precisamos vencer os muros da escola e passar a mostrar um novo horizonte aos nossos educandos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Site fantástico

Este site é muito interessante. Excelente para pesquisas sobre brincadeiras infantis.

referente a:

"Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player."
- Folha de S.Paulo - Mapa do Brincar (ver no Google Sidewiki)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Olimpíada de Física 2010

Breve História

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2010 a OBF está sendo realizada pela décima segunda consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela quarta vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.
O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem entre suas ações:
a manutenção de coordenações estaduais que com a Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF) coordenam e organizam a OBF em nível nacional. Esses coordenadores juntamente com a COBF e seus ex-presidentes constituem o Conselho da OBF;
o estabelecimento de uma Secretaria localizado na sede da SBF, em São Paulo, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os Coordenadores Estaduais;
estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola, deste portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.

» Como participar da OBF
De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola. Veja neste portal a Relação do Coordenadores Estaduais. Se não houver coordenador em seu estado ou região, a escola deve entrar em contato com a Secretaria da OBF (obfisica@sbfisica.org.br). As escolas podem também se cadastrar pela Internet.
Se você é um estudante que deseja participar da OBF mas sua escola ainda não tem um professor representante da OBF, entre em contato com o Coordenador Estadual, ou com a Secretaria da OBF.

» Fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
A primeira fase ocorre no mês de Agosto; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.
A segunda fase ocorre no mês de Setembro; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
A terceira fase ocorre no mês de Outubro ou Novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).
Em 2010, as fases serão realizadas na seguintes datas e horários:
Primeira fase: sábado, 14 de agosto das 13h às 17h
Segunda fase: sábado, 25 de setembro das 13h às 17h
Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 30 de outubro das 13h às 17h
Prova Prática - sábado, 30 de outubro das 9h às 11h30m
As questões das provas teóricas da primeira fase são objetivas e aquelas da segunda e terceiras fases discursivas. A prova prática é somente na terceira fase e para alunos da 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF.


Interessado: Procure a Coordenação de sua escola

2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!

Queridos alunos

A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.
Serão cinco fases online e uma fase final com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.
Participam alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do I, II e III ano do ensino médio.
As inscrições terminaram dia 11 de AGOSTO.
Para saber mais sobre as inscrições, datas, provas e premiação, leia Sobre a Olimpíada e o Manual.
Organizem -se em turmas, estudem com muita vontade e vamos à luta!

Site da olimpíada: http://www.mc.unicamp.br/2-olimpiada/inicio/index

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

REDEFOR - INSCRIÇÃO ATÉ 10 DE AGOSTO


Seja bem-vindo ao Programa Rede São Paulo de Formação de Docente – REDEFORSeja bem-vindo ao Programa Rede São Paulo de Formação de Docente – REDEFOR

O REDEFOR é fruto de um convênio entre a SEE-SP e a USP, a UNESP e a UNICAMP para a oferta de cursos de pós-graduação.
São 16 (dezesseis) cursos de especialização: 13 (treze) nas disciplinas do currículo e 3 (três) cursos de gestão. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância e contam com encontros presenciais.
Os cursos de especialização, em nível de pós-graduação, elaborados pelas melhores universidades do País, têm duração de um ano, e espera-se que tenham impactos positivos na formação em serviço e consequentemente no resultado de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual.
Todas as orientações para as pré-inscrições aos cursos do REDEFOR estão disponíveis em “Inscrições”, no documento “Regras de inscrição”. As pré-inscrições devem ser realizadas entre 26 de julho e 10 de agosto.
Organize-se junto ao grupo de sua Diretoria de Ensino ou Escola e participe!
 

Dia de estudo do Saresp


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROP. DA GRANDE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA
Escola Estadual “LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA”
Rua Egas dos Santos, nº 120 – Jardim São Paulo – CEP.: 06.900-000 – Embu Guaçu/SP - Tel/Fax.: 4661-1101
E-mail :
leonice.adm@gmail.com
CONVOCAÇÃO de 05/08//2010
Assunto: Reunião de Estudo e reflexão sobre os dados do Saresp/2009

A Direção desta Unidade Escolar no uso de suas atribuições legais, e conforme artigo 13 da LDB nº 9394/96 e Comunicado CENP, de 29-7-2010, CONVOCA os docentes Titulares de Cargo, OFAs. e Eventuais que ministram aulas nesta Unidade para Reunião de Estudo e Reflexão sobre os dados do Saresp/2009, conforme cronograma abaixo:
Dia: 16-08-2010 – 2ª feira
·
Horário: das 08:00 às 14:00 horas
Embu Guaçu, 05 de Agosto de 2.010
A Direção.

EXPOSIÇÃO DE DIVERSIDADE CULTURAL 2010

























































































Nossa escola recebeu este ano com muito carinho o professor Gustavo Cau, professor de Arte, formado em 2008 em Artes Visuais na faculdade Maria Montessori.
E neste semestre através da proposta do currículo, o professor pode montar uma exposição com alguns trabalhos realizados pelos alunos, focando a DIVERSIDADE CULTURAL, e materiais diferentes de se expressar artísticamente.

As quintas séries trabalharam a tridimensionalidade na construção de animais com jornal;

  • As sextas séries criaram chapéus desenvolvendo figurino;
  • A oitava série desenvolveu uma releitura das obras de Artur Pereira, visita promovida pelo projeto CULTURA É CURRICULO;
  • Os primeiros anos pesquisaram patrimônios culturais da cidade de São Paulo, com colagem das fotos e figuras em cartazes;
  • Os segundos colegiais puderam vivenciar a arte criando máscaras feitas como base; bexigas , e estrutura de jornal;
Parabenizamos a todos os alunos participantes e ao professor Gustavo Cau , pelo sucesso no desenvolvimento destas propostas!!!


















































quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Notícia Urgente: SAIU O EDITAL DE CONVOCAÇÃO E REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA - TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO DE PEB II.



O Curso de Formação Específica será realizado do dia 09 de agosto ao dia 20 de dezembro de 2010. O primeiro encontro presencial ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto, em locais a serem divulgados.

Confira site da Educação !

terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE


INÍCIO DO PROJETO

Quando:20 de agosto, das 10:00 ás 14:00 horas.
Abertura para a comunidade!!

Espaços Disponíveis:

  • pátio
  • palco
  • salas
  • quadra
A equipe docente deverá iniciar a orientação do trabalho a partir do dia nove de agosto.
Os ensaios e as produções dos trabalhos deverão acontecer até o dia dezessete de agosto, e serão agendados com a coordenação, e cada sala fará com seu professor coordenador.
DIVISÃO DAS ATIVIDADES
As atividades serão divididas por região e algumas turmas estudarão o folclore desta região e depois apresentará.
Cada turma ficará responsável por atividade diferentes e um professor ficará responsável pela sala, apesar de que todos deverão estar envolvidos!
DIVISÃO DAS TURMAS
Região Sul
5ªA- traje típico e música.
5ªB- trava língua e artesanato.
5ªC- danças e parlendas.
Região Norte
6ªA- traje e típico e música.
6ªB- artesanto e parlendas.
6ªC- dança e brinquedos folclóricos.
Região Centro - Oeste
7ªA- artesanato, cantigas e brincadeiras de roda.
7ªB- música e traje típico.
8ªA- dança e mitos.
8ªB- lendas e culinária.
Região Sudeste
1ºA- traje típico, artesanato e dança.
1ºB- música, superstições e simpatias e culinária.
Região Nordeste
2ºA- dança e trajes típicos.
2ºB- dança e artesanato.
3ºA- cordel com representação.
3ºB- embolada/ repente e provérbios.
AVALIAÇÃO: TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, DESFILE DE TRAJES TÍPICOS, APRESENTAÇÕES ( DANÇA E TEATRO) E AUTO - AVALIAÇÃO.
Desejamos a todos um ótimo trabalho!!!

PROJETO FOLCLORE