sábado, 20 de abril de 2013

PASSEIO CULTURAL AO SOLO SAGRADO



Alunos do 9o. ano do Ensino Fundamental Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

No Brasil, o protótipo do paraíso foi construído à margem da represa de Guarapiranga, em São Paulo, numa área de 327.500 mil metros quadrados e é conhecido como Solo Sagrado de Guarapiranga. Hoje, é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil.




Harmonizando a beleza do Ocidente com a do Oriente, a sua construção começou em 1991, após um elaborado projeto, em que cada detalhe foi estudado para proporcionar às pessoas um lugar onde elas pudessem meditar e entrar em sintonia com a natureza, elevando a sua espiritualidade. Para isso, milhares de voluntários de todos os lugares do Brasil e também de outros países se revezaram em mutirões e contribuíram, impregnando o local com seu amor, gratidão e sinceridade





Já na entrada, sente-se uma maravilhosa energia: de um lado, a imensidão da represa de Guarapiranga; do outro, o verde em seus inúmeros tons.



Depois, alamedas floridas e pedras de diferentes tipos colocadas em diferentes posições. Tudo feito para que as pessoas possam sentir que realmente o paraíso pode ser construído.


Atualmente, o Solo Sagrado vem sendo utilizado por diversas instituições públicas, privadas e religiosas, que realizam eventos e cerimônias, aproveitando as modernas instalações e recursos, assim como a maravilhosa atmosfera do local, que torna as atividades bastante agradáveis.

Índios da Escola Leonice

No dia de ontem, 19 de abril, a escola Leonice ficou cheia de índios. Esse cenário fez parte do projeto de História desenvolvido pelo professor Herculano Cau. Cada turma ficou incumbida de pesquisar uma tribo indígena brasileira. Na apresentação, as turmas compartilhavam o que tinham aprendido sobre cada tribo e, em seguida, apresentavam uma dança. O projeto foi um sucesso e todos puderam aprender mais sobre os índios que fazem parte do povo brasileiro e têm deixado marcas indeléveis na cultura nacional.
Alunos do 1º EM A

Programe-se: Data da próxima reunião de APM e Reunião de Pais e Mestres

Na data de hoje, a APM e Conselho de Escola se reuniram na E.E. Leonice. Além da pauta para a reunião, foram definidas duas datas:
No dia 10 de maio haverá a REUNIÃO DE PAIS E MESTRES.
No dia 11 de maio, Reunião de APM e Conselho de Escola.

Contamos com a presença de todos.

Abraços