sábado, 28 de março de 2009

Informações Programa Acessa Escola

Projeção das escolas implantadas:

250 escolas – terminando a implantação – capital

348 escolas – capital em fase de implantação

438 escolas da Grande São Paulo – estarão em funcionamento entre fevereiro e março 2009

472 escolas da Grande São Paulo, Jundiaí, Campinas Leste e Oeste – Maio 2009

Primeira Entrega – Switch – com 24 portas e mais potente – deve substituir o Switch de 16 portas – a Escola deve ficar com 2 switches de 24 portas. Ficar atento para que não tirem o switch de 24 portas ao invés do switch de 16 portas.

Próxima etapa – Vistoria que será feita pelos engenheiros da FDE para verificar a sala que será utilizada para o Acessa Escola – então os diretores devem escolher ou indicar o espaço mais apropriado, salas com o mínimo de 40 mts 2.

O que será executado nessa sala – rede lógica, elétrica – caixa de força.

Equipamentos que serão instalados: mesas e cadeiras novas, e computadores novos (16 a 27), os mesmos serão alugados de uma empresa, novos e a manutenção é por conta dessa empresa, inclusive quando der problemas serão trocados, os computadores não serão da escola.

Salas de informática existente: se a escola tiver outro espaço, indicar, pois pode manter as duas salas. Caso isso não seja possível os computadores poderão ser remanejados para outro espaço, biblioteca, sala de vídeo. No caso do Diskless, lembrar que as estações não funcionam sem o servidor.

O processo de instalação da nova sala do Acessa Escola, leva em torno de 3 meses.

Alunos estagiários do Acesso Escola – previsão de treinamento – fevereiro de 2009 – (haverá orientação para a seleção dos alunos, porém a ordem de classificação da escola é a primeira a ser seguida, em seguida conversar com esses alunos sobre a responsabilidade e o compromisso de passar por um treinamento, assinar um contrato e iniciar um trabalho na escola. Escolas que receberem 27 computadores terão 6 alunos estagiários 2 por período.

O uso dessa sala: alunos da escola fora do horário de aulas e professores, funcionários.

Os alunos assinarão um termo de compromisso antes de começar a usar a sala, meia hora cada um. Os professores devem agendar com antecedência o uso com a sua turma, o tempo mínimo é de 1 hora, podendo reservar se for o caso 2 períodos de 1 hora. Critérios de uso para o professor projeto de aula, ir para a sala com objetivo específico.

A comunidade só poderá usar a sala nos finais de semana, nas escolas que tem Escola da Família, quando os bolsistas passarem pelo treinamento do programa.

Acompanhamento do programa – GAL (Grupo de Apoio Local) equipe formada por três pessoas da escola funcionário, professores e gestores. Diretoria de Ensino – NRTE- estagiários universitários (temos 4) e supervisores de ensino, Secretaria de Educação FDE.

Obs:

Procure acessar o site do Acessa Escola pois existem vídeos, fotos e informações sobre o funcionamento do programa na Capital.