terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ensino médio: Desejado e não Obrigado!

Há alguns anos atrás, a educação foi dividida em três níveis , o ensino fundamental ciclo I, o ensino fundamental ciclo II e o Ensino médio, os mesmos são divididos em onze anos de estudo. Os alunos estão cada vez mais desinteressados, pois a legislação educacional modifica a cada ano q passa, impedido com que os mesmos se adaptem.
Quem já não ouviu falar que antigamente as pessoas terminavam o ensino fundamental, que na época era chamado de ginásio, já poderiam lecionar? Pois é, as pessoas tinham base, tinham mais compromisso pelos estudos, pois não era tão fácil quanto hoje, os alunos que concluíam a 4ª série do ensino primário passavam por um teste, chamado admissão, e só cursavam a 5ª série se passassem, ou se pagassem uma escola particular. As disciplinas da época já davam instrução suficiente para que o jovem saísse da escola sabendo o que quer, um verdadeiro cidadão que pode arcar e correr atrás dos seus direitos.
Hoje em dia, os alunos estão desinteressados por conta da facilidade, pois tem tudo nas mãos em relação aos estudos, o governo fornece escola, refeição e material escolar tudo gratuito e também por disciplinas que não são necessárias. O aluno de ensino médio de hoje, não sai preparado para nada, nem pra exercer seu papel de cidadão e muito menos para seguir uma carreira profissional ou ingressar numa faculdade.
O ensino médio deve ser obrigatório sim, porém era necessário, para que diminuísse o índice de retidos e desinteressados de plantão, algumas disciplinas opcionais, pois nem todos têm afinidades com todas as matérias. É necessário que o governo desperte de alguma forma o interesse dos alunos, para que esta situação de obrigatório, mude para desejado.
Arlis Amorim (part. Profª Paloma )
22/09/2009