quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A internet na educação

A tecnologia atualmente vem dominando os espaços na sociedade, desde interação, economia, até a educação. Porem não vem sendo aproveitada da maneira como se deveria, pois ainda não se fomentou uma cultura voltada à educação via web, tampouco, o hábito de se adquirir conhecimento e cultura via WEB.
A atual sociedade, é conhecida por especialistas como geração Y (nascidos entre 1977 e 1980) e geração X (nascidos anteriormente a 1977), traz duas vertentes de cultura, a Geração Y é mais aberta ao aprendizado em novas tecnologias, uma vez que vivenciou uma forte e rápida mudança em conceitos tecnológicos, como do rádio à pilha ao MP3, da TV preto e branco, da casa do vizinho a uma TV de Plasma, da máquina de escrever ao notebook e impressoras. Essas características apontam uma grande flexibilidade no aprendizado e recursos. Enquanto a Geração X é mais resistente, pois tem uma dificuldade maior quanto aos paradigmas educacionais, pendendo muito ao tradicional, não aderindo a novas tecnologias. Enfim sair do comodismo, é essencial em tempos de mudança.
A educação deve ser uma das primeiras etapas da vida a fazer uso desses recursos, pois é na escola, que o aluno atualmente tem acesso à janela do mundo, conhecendo pessoas diferentes, novas culturas, valores, entre tantos outros assuntos, que se tornam um convite a viver em uma sociedade que muitas vezes não faz parte da sua realidade. Pela Lei até 20% do conteúdo, pode vir a ser ministrado via WEB, mas como implantar tal ferramenta se o motor que estimulará e convidará o aluno a utilizar e valorizar esse mecanismo não acredita nesse modelo de aprendizado, uma vez que as habilidades e competências ainda serão mantidas, e muito mais valorizadas. O aluno verá na internet, um meio diferenciado para aprendizagem e conhecer um mundo que ainda, muitas vezes, não é seu.
É importante ressaltar que estamos em constante mudança tecnológica, e muito rápida, a evolução vem ocorrendo em escala potencial, ou seja, cada vez mais rápido, temos uma nova tecnologia disponível. E como educadores, precisamos vencer os muros da escola e passar a mostrar um novo horizonte aos nossos educandos.