quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Palestra Sr. Jorge Nepomuceno


No dia 15 de setembro de 2015, terça feira tivemos a grande oportunidade de receber em nossa escola o senhor Jorge Nepumuceno onde vivenciou os momentos mais difíceis que viveu o Brasil, que cedeu parte do seu dia para nos prestigiar com uma ilustre palestra .
 Com 83 anos de idade,com muita história para contar, fizemos  algumas perguntas sobre o que vivenciou , e o que pensa sobre o Brasil atual , por exemplo se essa crise no mercado de trabalho, poderiamos considerar uma crise, ele disse ''-isso não é uma crise, nunca vi uma crise onde todos estão andando de carro, onde todos tem mantimentos em casa, para mim crise foi durante a ditadura militar, onde não havia nem um pão se quer, deviamos vender latinhas para que possamos nos sustentar.
Em Cuba existem 13 milhões de habitantes, e por íncrivel que pareça, a maior parte deles não são analfabetos, sendo que na grandiosidade de nosso país '' Brasil '', temos cerca de 13 milhões de analfabetos, onde esse número vem crescendo dia-após-dia. Na verdade a situação do Brasil não é 100% culpa da atual presidente Dilma Rousseff,pois  antes de sua posse , o governo já estava começando a entrar em crise. Com diversas perguntas , Nepumuceno respondeu os alunos que estavam com dúvidas, por exemplo : ''- Em sua opinião, a morte do ex-candidato a presidência, foi acidental ou planejada, segundo ele, '' - não tenho resposta para essa pergunta, pois já ocorreu algo parecido uma vez, mas digamos que estou pensativo sobre essa fatalidade''.
Para Nepumuceno, a ditadura militar foi uma grande opressão à sociedade, onde foi preso por um ano e três meses, sofreu muito. O Brasil, é um país maravilhoso, onde temos muita reserva de água e muita matéria-prima, segundo ele.
Foi uma visita muito gratificante, visto que, nem sempre temos a oportunidade de conhecer uma pessoa  que vivenciou todos esses momentos históricos, e que esteja presente para nos relatar os acontecimentos ocorridos em nosso país.

Alunos Karlen Marques,João Paulo e Julio Cesar 3°B
--